A Ethereum é a segunda maior blockchain em valor de mercado. Mas o que será que ela tem de diferente em relação à blockchain do Bitcoin? Essa resposta pode ser mais surpreendente do que você imagina! No episódio 11 do podcast Simplificando Tudo, convidamos o Guelfi e o João Kury para falarem tudo sobre a rede Ethereum para a gente!
Matheus Guelfi é entusiasta de cripto e está nesse mercado desde 2017. Atualmente tem trabalhado com ecossistemas de DAOs. É cocriador do podcast Ethercast e também coproduz uma newsletter sobre a rede Ethereum.
João Pedro Kury é criador de conteúdo sobre cripto. Atualmente está envolvido com ecossistemas de DAOs e protocolos web3. Também faz parte da produção do Ethercast. Seu objetivo é criar conteúdo educacional e não especulativo sobre a rede Ethereum.
Durante o episódio, Matheus Celtic, Guelfi e João Kury explicam tudo sobre a rede Ethereum. Confira abaixo um pouquinho do que rolou no papo entre eles.
ETHEREUM E ETHER
A Ethereum é uma blockchain que funciona como um livro-razão distribuído publicamente em código aberto. Ela funciona baseada em contratos inteligentes, que são comandos programáveis. As taxas das transações realizadas nela são pagas com a moeda Ether.
ACESSO À REDE
Qualquer pessoa pode fazer um aplicativo nessa rede, desde que saiba programação. É como programar para smartphones, com a diferença de que você não precisa de nenhum intermediário para autorizar sua aplicação.
MERCADO ABERTO
A Ethereum abre portas para um sistema financeiro global em que uma conexão com a internet é a única coisa necessária para acessar aplicativos, serviços e produtos de maneira confiável e sem necessidade de permissão.
OS AVANÇOS TRAZIDOS
O Bitcoin nasceu para descentralizar o dinheiro, mas a Ethereum deu um passo além e se propôs a descentralizar a internet. Essa blockchain não traz apenas a liberdade financeira, mas também a liberdade individual.
TRILEMA DA BLOCKCHAIN
Trilema da blockchain significa escalabilidade, segurança e descentralização. Nenhuma blockchain até hoje conseguiu resolver bem esses três pilares. A Ethereum tem pouca escalabilidade. As soluções de segunda camada surgiram para tentar ajudar nesse sentido.
THE MERGE
The Merge é uma transição de Proof-of-Work (PoW) para Proof-of-Stake (PoS). A primeira exige maquinário pesado, mas a segunda não. Isso gera muita economia de energia. Além de resolver esse problema, a rede fica mais descentralizada e segura.
SUMÁRIO DO EPISÓDIO
00:00 – Bem-vindo ao Simplificando Tudo sobre Ethereum
00:17 – Conheça o Guelfi e o João Kury
02:24 – O que é a rede Ethereum?
04:58 – É assim que se cria dentro da Ethereum
08:37 – O que é que essa rede tem de mais?
15:49 – Esses são os projetos que rodam na Ethereum
25:45 – O que é layer 2?
34:52 – Está para acontecer o “The Merge”
49:07 – Continue seguindo o Guelfi e o João Kury
Você pode escutar o episódio completo no YouTube ou no Spotify! O Simplificando Tudo tem novos episódios todas as terças-feiras, às 19h.