Scroll Top

DICIONÁRIO DE CRIPTO DA P2E CREW

Nossos leitores costumam ter dúvidas sobre o significado de alguns conceitos ligados ao mundo de cripto. Não é para menos: são muitos termos novos, grande parte deles em inglês ou representados por siglas. Por isso, resolvemos criar este dicionário de cripto!

Nós fazemos muitas postagens explicando em detalhes alguns dos principais temas desse universo, como as que publicamos explicando o que são os NFTs, o metaverso, a web3 e os jogos play to earn, por exemplo. Mas como são muitos assuntos, chegamos à conclusão de que faltava um resumão!

Vamos continuar fazendo cada vez mais artigos explicando os conceitos a fundo. Mas também queremos continuar aumentando este dicionário aqui com mais e mais conceitos, para ele ficar cada vez mais rico.

Por isso, se você tiver dúvidas sobre algum termo que não está aqui, deixe um comentário para a gente acrescentar. Vamos manter este dicionário atualizado! Então, sempre que tiver uma dúvida, já sabe onde vir tirar! Acompanhe as definições de todos os termos abaixo!

1. TERMOS GERAIS

Imagem: The Tilt.

1.1. BLOCKCHAIN

É uma tecnologia avançada de armazenamento de dados na internet. Nela, os dados não ficam salvos em um único servidor, mas em milhares de computadores ao redor do mundo. Qualquer transação nela precisa ser validada pelo restante da rede, o que a torna muito segura.

1.2. CONTRATO INTELIGENTE (SMART CONTRACT)

É um tipo de programa que executa de forma automática determinada tarefa.

1.3. CRIPTOATIVO

É uma criptomoeda ou um token. A diferença é que a criptomoeda é nativa de uma blockchain, e o token é criado por uma aplicação que roda dentro de uma blockchain.

1.4. CRIPTOMOEDA

É a moeda digital de uma blockchain. As mais conhecida é o Bitcoin. Outra com bastante destaque é a Ether, da blockchain Ethereum.

1.5. DAO

DAO significa organização autônoma descentralizada. É um tipo de cooperativa digital formada por pessoas com um objetivo em comum. Ela não tem um chefe e funciona de forma quase totalmente automática, por meio de contratos inteligentes. Pode ter qualquer objetivo.

1.6. DEFI (FINANÇAS DESCENTRALIZADAS)

DeFi são atividades financeiras desenvolvidas na web3, sem passar por nenhum órgão controlador central. Podem ser fundos de investimento, empréstimos, staking, entre diversas outras coisas.

1.7. GAMEFI

São atividades financeiras envolvendo jogos, como os recursos play to earn.

1.8. METAVERSO

A palavra metaverso está relacionada às experiências que vão além do universo físico. Elas podem ou não estar ligadas à realidade virtual ou à realidade aumentada. Tem a ver com trabalhar, estudar, socializar, etc. por meio de interações digitais. Também tem a ver com habitar mundos virtuais.

1.9. NFT (TOKEN NÃO FUNGÍVEL)

NFT é um item virtual com um certificado digital de autenticidade. Isso garante que esse item é único e pertence a alguém. Pode se um item de jogo, uma imagem, uma obra de arte ou qualquer outro tipo de item.

1.10. PLAY TO EARN

Play to earn significa “jogar para ganhar”. Refere-se a games nos quais os jogadores têm a oportunidade de ganhar dinheiro jogando. Geralmente, o game recompensa as atividades do jogador com tokens. Mas os jogadores também podem ganhar vendendo NFTs do jogo.

1.11. TOKEN

Um token fungível (frequentemente chamado apenas de token) é um tipo de “moeda” que representa o direito de propriedade de alguém sobre alguma coisa. Pode ser a moeda interna de determinada aplicação. Mas também pode representar um direito de acesso, um poder de voto, entre diversas outras coisas.

Para a definição de token não fungível, ver o item NFT.

1.12. WEB3

Web3 é a próxima fase da internet. Ela é descentralizada. Isso significa que não vamos mais depender de grandes empresas como Google e Meta. Ao invés disso, os próprios usuários estão se organizando para criar os serviços necessários.

2. TERMOS DE GAMEFI

Imagem: SynFutures Academy.

2.1. FREE TO PLAY

Significa grátis para jogar. São games que o jogador pode jogar gratuitamente.

2.2. MOVE TO EARN

São aplicações que te recompensam com tokens à medida em que você faz exercícios físicos.

2.3. PAY TO WIN

Refere-se a jogos nos quais só é possível vencer ou se destacar no competitivo se o jogador comprar itens ou recursos vendidos pelo game.

3. TERMOS DE DEFI

Imagem: Livecoins.

3.1. BEAR MARKETING

Significa mercado em queda. É quando o mercado está desaquecido.

3.2. BULL MARKETING

Significa mercado em alta. É quando o mercado está aquecido.

3.3. COLATERIZAÇÃO

É a garantia de um empréstimo.

3.4. LIQUIDEZ

É a capacidade de todos conseguirem vender ou comprar determinado criptoativo a qualquer momento, de forma que não falte quem compre e quem venda.

3.5. PULL

Significa piscina. É uma reserva de tokens ou criptomoedas.

3.6. STAKING

É o bloqueio de determinada quantidade de tokens ou criptomoedas. Quando você faz staking, você continua sendo dono desses criptoativos, mas não pode mexer neles por um período. Quem faz o staking é recompensado com juros.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar conhecer a P2ECREW Academy. Lá, você encontra cursos gratuitos sobre web3, metaverso, NFTs e jogos play to earn! Corre lá e faça a sua inscrição: Quero me inscrever gratuitamente!

Imagem de capa: PAXFUL.

Posts relacionados

Deixe um comentário