Scroll Top

SAIBA COMO OS NFTS ESTÃO REVOLUCIONANDO OS ESPORTES

O mundo dos esportes está sendo revolucionado pela tecnologia NFT. As iniciativas que têm surgido estão transformando a relação entre atletas e fãs e tornando o contato entre eles muito mais próximo. No episódio 20 do podcast Simplificando Tudo, convidamos o Bruno Pessoa e o Rafael Dante para nos falar tudo sobre os NFTs no mundo dos esportes.

Bruno Pessoa é cofundador e CEO da Tero Labs, desenvolvedora do projeto Rough Diamonds. Quando criança, sonhava em ser jogador de futebol e chegou a jogar nas categorias de base do Flamengo. Estudou na Califórnia com bolsa para jogar pela universidade. Fundou uma empresa para ajudar outros atletas a irem para os EUA. Na pandemia, entrou para o mundo dos NFTs.

Rafael Dante é publicitário e designer gráfico. Mudou-se para a Califórnia para trabalhar com uma empresa de games. Hoje trabalha na Media.Monks, uma das maiores agências de publicidade do mundo. É cofundador e sócio da Tero Labs e responsável pela parte criativa do projeto Rough Diamonds.

Durante o episódio, Matheus Celtic, Bruno Pessoa e Rafael Dante explicam tudo sobre como os NFTs estão invadindo o mundo dos esportes. Confira abaixo um pouquinho do que rolou no papo entre eles.

Bruno Pessoa e Rafael Dante são os convidados do episódio 20.

NFTS E ESPORTE

Os últimos dois anos foram muito intensos para a interseção entre esportes e NFTs, pois muitos projetos nasceram. Grandes ligas têm usado os NFTs como uma fonte adicional de receita. Além disso, os NFTs também são uma linha direta de engajamento com os fãs.

ROUGH DIAMONDS

O Rough Diamonds é um projeto com 11 jogadores de futebol promissores em início de carreira. Serão lançados 101 NFTs para cada um desses jogadores. Os detentores de NFTs de cada um dos jogadores irão participar de comunidades exclusivas em torno deles.

COMPARTILHAR MOMENTOS

Na final da Copa do Mundo de 2002, o Ronaldo entrou em campo com um corte de cabelo parecido com o do Cascão, da Turma da Mônica. Se houvesse uma comunidade NFT em torno do Ronaldo naquela época, os fãs poderiam ter interagido com esse momento.

INVESTIMENTO

Grandes marcas do mercado de cripto têm investido no esporte. Hoje é comum sermos bombardeados por marcas do seguimento de web3 ao assistirmos competições de qualquer tipo. Essa é uma forma das marcas se aproximarem de novos públicos.

UTILIDADES

Dependendo do NFT que você tenha, você pode fazer coisas diferentes com ele. Algumas vezes, ele te dá a propriedade intelectual de uso da imagem. É o caso do Bored Ape Yacht Club. Em muitos casos, há uma questão de criação de comunidades e oferta de experiências.

FASE INICIAL

Ainda estamos muito no início do desenvolvimento do mundo cripto. As principais funcionalidades que existirão envolvendo blockchain talvez ainda nem tenham sido pensadas. Quando olhamos para os NFTs, por exemplo, ainda os vemos como fim, e não como um meio.

MUDANÇAS RÁPIDAS

Muitas pessoas comparam o momento atual de cripto com o início da internet, nos anos 1990. No entanto, a tendência é que a gente se desenvolva muito mais rápido hoje que naquele momento. É que, agora, as pessoas estão conectadas em todo o mundo.

PROCESSO DEFINITIVO

Sempre que lançam uma tecnologia nova, a gente pensa: “será que vai dar certo?” Mas, a partir do momento em que isso acontece, não tem mais volta. As pessoas passam a ficar dependentes dela. Isso já aconteceu com as tecnologias do mundo cripto.

Você pode escutar o episódio completo no YouTube ou no Spotify! O Simplificando Tudo tem novos episódios todas as terças-feiras, às 19h.

Posts relacionados

Deixe um comentário