Scroll Top

NEURALINK: COMO FUNCIONA O IMPLANTE DE CHIP NO CÉREBRO

A gente está vivendo num momento da história no qual as ideias que existiam apenas na ficção científica estão se tornando cada vez mais realidade. Isso graças ao avanço da inteligência artificial. Umas das maiores novidades e promessas atuais é a Neuralink, uma empresa que quer implantar chips no cérebro das pessoas.

Se você ainda não sabe bem como isso vai funcionar, é melhor correr para não ficar desinformado em relação a esse novo mundo em que vivemos. Abaixo, vamos te dar todos os detalhes a respeito da Neuralink, do chip que ela está desenvolvendo e de todas as potencialidades e consequências dele.

O QUE É A NEURALINK?

Este chip pode gerar muitas mudanças na forma como vivemos. Imagem: Neuralink.

A Neuralink é uma empresa fundada em 2016 por Elon Musk, que também é dono do Twitter, da Tesla e da SpaceX. Seu maior objetivo é desenvolver chips que possam ser implantados no cérebro humano para ler os estímulos nervosos e transmiti-los para computadores, smartphones e outras máquinas. Esses chips também prometem curar algumas doenças!

Por enquanto, a Neuralink só testou esses chips em animais. Mas ela conseguiu fazer com que um macaco jogasse videogame usando só o pensamento para dar os comandos para o jogo. Os testes em humanos ainda dependem de aprovação governamental, mas a expectativa é que possam ser iniciados no próximo semestre.

A FORÇA DO PENSAMENTO

E se a telepatia fosse real? Imagem: PASIEKA/Science Photo Library/Corbis.

O chip da Neuralink vai permitir que você seja capaz de controlar dispositivos com a sua mente, não necessitando do teclado, do mouse ou do touchscreen para gerar os comandos. Isso significa uma fusão entre a inteligência humana e a artificial.

Sabe aquela história de filmes de ficção científica na qual os seres humanos entram em guerra com as máquinas? A realidade pode ser bem diferente: se essa proposta der certo, os seres humanos e as máquinas podem se tornar um só.

Ler os impulsos nervosos do cérebro pode ser uma tecnologia muito interessante não apenas para controlar dispositivos. O avanço dessa tecnologia pode permitir até mesmo que as pessoas se comuniquem umas com as outras através do pensamento. É que os chips poderiam transmitir informações sem fio não só para dispositivos, mas também uns para os outros.

Outra aplicação incrível seria salvar memórias, sonhos e imaginações. Você já teve o desejo de poder assistir um sonho que você teve, como se fosse um filme? Talvez isso passe a ser possível se você estiver usando um desses chips.

Se você gosta de tecnologia, então vai adorar conhecer a P2ECREW Academy. Lá, você encontra cursos gratuitos sobre temas como web3, metaverso, NFTs, jogos play to earn e muito mais! Corre lá e faça a sua inscrição: Quero me inscrever gratuitamente!

ESPERANÇA PARA O TRATAMENTO DE DOENÇAS

Doenças como o Alzheimer poderiam ser tratadas com esse chip. Imagem: iStock/Getty Images.

Além de ler os impulsos cerebrais, a ideia é que esses chips possam também gerar impulsos para estimular o cérebro. Na verdade, essa é a primeira funcionalidade que a Neuralink quer disponibilizar. Esses chips poderiam ajudar no tratamento de qualquer doença relacionada ao mau funcionamento dos impulsos nervosos.

Uma das primeiras doenças que a empresa pretende tentar combater é a cegueira. Elon Musk promete que até mesmo pessoas que nunca enxergaram terão uma chance de enxergar pela primeira vez com a ajuda do chip.

Outras doenças que poderiam ser tratadas com os estímulos nervosos realizados pelo chip são Alzheimer, Parkinson, demência, depressão e paralisias. Inclusive, as pessoas com paralisia também serão umas das principais beneficiadas com a possibilidade de controlar dispositivos com o pensamento.

É importante lembrar que o que estamos falando aqui, por enquanto, são apenas promessas. A única aplicabilidade comprovada é a capacidade de controlar dispositivos com o pensamento. As demais são expectativas e potencialidades da tecnologia. Isso significa que talvez não sejam alcançadas ou que os resultados podem demorar muito a vir.

COMO FUNCIONA O IMPLANTE

Você colocaria um chip na sua cabeça? Imagem: Neuralink.

O chip N1 da Neuralink é do tamanho de uma moeda. Ele tem 1.024 eletrodos, que são os sensores capazes de ler a atividade cerebral. Cada um deles é 20 vezes mais fino que um fio de cabelo. Eles não tocam os neurônios, só chegam bem próximo deles. Com isso, o tecido cerebral não é afetado pelo implante.

Na verdade, não é a primeira vez que implantes cerebrais de chip são realizados. Já existem alguns que vem sendo utilizados no tratamento de Parkinson, por exemplo. Mas os da Neuralink são bem mais avançados. Os atuais costumam ter só 10 eletrodos.

Até conseguir testar em humanos, o implante tem sido feitos em animais. Mas a Neuralink está sendo investigada por uma denúncia de maus tratos contra os animais que participam das suas pesquisas. Os testes estariam sendo feitos de forma apressada, gerando mortes e sofrimentos desnecessários.

ESSA TECNOLOGIA PODE TRAZER ALGUM PERIGO?

Já imaginou ser vigiado o tempo todo? Imagem: Clockwise.

Implantar um chip no cérebro certamente acarreta algum perigo, afinal, é preciso fazer uma incisão e colocar um objeto artificial dentro do corpo. A proximidade com o cérebro, um tecido delicado, é especialmente perigosa. Mas a tendência é que esses implantes só sejam liberados quando o procedimento for o mais seguro possível, tornando esses riscos mínimos.

Mas é possível antevermos também a possibilidade de problemas éticos que podem ser gerados. Imagina se empresas ou governos pudessem ler o seu pensamento? Obviamente, a princípio, essas entidades não teriam acesso aos dados gerados pelo chip, mas será que é possível confiar plenamente nisso?

Além disso, situações desconfortáveis e indesejadas podem acontecer. Dá para imaginar o que as outras pessoas ficariam sabendo de nós ou do que pensamos sobre elas se a comunicação entre os chips de diferentes pessoas estiver ativada?

Por tudo isso, é preciso ir com calma no avanço dessa tecnologia. Certamente vai ser muito útil e divertido controlar dispositivos com a mente. Além disso, se ela realmente curar algumas doenças, vai ser um avanço médico imenso. Mas é necessário cuidado para que ela não acabe gerando mais mal do que bem em algumas situações e aspectos. Vamos aguardar para ver!

As novas tecnologias são fascinantes, não é? Mas já pensou em começar a ganhar dinheiro com elas? Se quiser saber como, acesse o link abaixo para a página do site em que explicamos tudo!

Quero aprender a ganhar dinheiro com novas tecnologias!

Imagem de capa: Neuralink.

Posts relacionados

Deixe um comentário