Scroll Top

VOCÊ VAI QUERER TER LENTES DE CONTATO DE REALIDADE AUMENTADA

Se você acha que os óculos de realidade virtual ainda são tecnologia de ponta, você pode estar ficando para trás. Atualmente, os óculos de RV têm se consolidado enquanto produto, e novas tecnologias revolucionárias têm roubado a cena. É o caso das lentes de contato de realidade aumentada.

A seguir, vamos explicar o que são as lentes de RA, quais funcionalidades elas podem trazer para o usuário, como está o desenvolvimento delas e quando poderemos adquiri-las. Acompanhe!

PARA QUE SERVEM AS LENTES DE RA?

Camadas de uma lente de contato de RA. Imagem: Mojo Vision.

Para conhecer a proposta das lentes de contato de RA, ou lentes de contato inteligentes, é preciso entender que existem diferentes tecnologias que trazem elementos digitais para a nossa experiência sensorial, criando o que chamamos de realidade estendida. São elas:

  • Realidade virtual (RV): é a imersão em uma realidade alternativa e separada do mundo físico. É possível consegui-la através de óculos de realidade virtual.
  • Realidade aumentada (RA): é a inserção de elementos virtuais no mundo físico. É comum alcançá-la por meio de smartphones, como no aplicativo Pokémon Go, por exemplo.
  • Realidade mista (RM): é a interação entre elementos do mundo físico e elementos virtuais. Ainda é bastante difícil de desenvolver.

Dá para perceber que a proposta das lentes de contato de RA é diferente da dos óculos de RV. Enquanto esses últimos buscam uma inserção completa no mundo virtual, as lentes buscam inserir elementos virtuais no mundo físico.

Isso significa que, diferente dos óculos de RV, com as lentes de RA continuaremos a ver tudo o que está à nossa frente. Porém, acrescentaremos novos elementos ao nosso redor.

O QUE AS LENTES DE RA PODEM PROPORCIONAR?

As lentes de contato inteligentes podem substituir algumas funções do celular. Imagem: Mojo Vision.

São várias as possibilidades de uso das lentes de contato de RA. Antes de mais nada, elas podem substituir os óculos e lentes de contato tradicionais, corrigindo a visão do usuário.

Mas, além disso, elas podem também substituir o smartphone em diversas funções. Ao invés de olhar para a tela do celular para visualizar informações, elas poderiam aparecer à sua frente. Isso inclui resultados de pesquisas e instruções de navegação por GPS, por exemplo.

Elas também podem ser capazes de identificar para onde estamos olhando e nos oferecer informações adicionais sobre os objetos observados. Ao olhar para a fachada de uma loja, por exemplo, as lentes poderiam abrir as avaliações dela.

É importante saber que, assim como existem óculos de realidade virtual, também existem óculos de realidade aumentada, apesar de não serem tão populares. O que as lentes pretendem fazer é substituir esses óculos e avançar nessa tecnologia, tornando-a mais prática.

Esse é um passo importante na construção do metaverso. Quando falamos sobre esse assunto, geralmente vem à nossa mente a realidade virtual. Mas a sobreposição de elementos físicos e digitais também faz parte do metaverso, que quer dizer tudo o que ultrapassa o mundo físico.

MOJO VISION

Protótipo da Mojo Vision. Imagem: Mojo Vision.

Ainda não é possível comprar lentes de contato de RA, pois elas ainda não estão no mercado. Mas existe uma empresa que está muito próxima de lançar esse produto. A Mojo Vision já tem um protótipo funcional, o que torna quase certo que ela será a primeira do segmento no mercado.

Quando um protótipo funcional é apresentado, isso significa que as principais questões tecnológicas já foram desenvolvidas, faltando apenas ajustes e aperfeiçoamentos para garantir a qualidade do produto.

As lentes da Mojo são controladas por órgãos oficiais de regulação de saúde, sendo tratadas como equipamentos médicos. Todos os projetos nessa área também seguem esse modelo. Isso garante a segurança do processo para a saúde dos usuários.

Ainda não há preço de venda, nem data de lançamento oficiais. Mas é esperado que um par de lentes da Mojo Vision saia por volta de US$ 1.500. Quanto a datas, o protótipo final foi apresentado em março deste ano, mas ainda não há previsão para a comercialização do produto. É que isso depende de diversos fatos, como a aprovação final dos órgãos de saúde.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar conhecer a P2ECREW Academy. Lá, você encontra cursos gratuitos sobre web3, metaverso, NFTs e jogos play to earn! Corre lá e faça a sua inscrição: Quero me inscrever gratuitamente!

Imagem de capa: Mojo Vision.

Posts relacionados

Deixe um comentário