Scroll Top

7 USOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO METAVERSO

Desde que o ChatGPT foi lançado, está todo mundo curioso para saber quais são os próximos recursos de inteligência artificial (IA) que vão surgir. Nós da P2E CREW não poderíamos deixar de contar o que tudo isso tem a ver com o metaverso!

Neste artigo, você vai descobrir que metaverso e inteligência artificial têm tudo a ver um com o outro. Vamos te mostrar 7 usos superimportantes da IA para o desenvolvimento desse novo universo virtual. Confira abaixo:

1. AIOPS

O metaverso depende de uma estrutura complexa. Imagem: gremlin/Getty Images.

A palavra AIOps é uma sigla, em inglês, para “inteligência artificial para operações de TI”. É através da AIOps que o metaverso e a AI interagem de forma mais profunda, pois essa tecnologia é o que garante o funcionamento da própria estrutura desse novo universo virtual.

Isso porque o metaverso depende de uma série de computadores, redes blockchain, armazenamento de dados, hardwares, softwares, comunicações, etc. Afinal, ele pode criar muitos mundos de fantasia, mas ele mesmo não funciona de forma mágica. É preciso toda essa estrutura física para que ele entre e permaneça em operação.

A grande questão é que organizar esses recursos é muito complexo. Especialmente se a gente deseja que essa rede tenha o melhor desempenho possível. É aí que surge a AIOps. Ela decide a melhor maneira de alocar e organizar essa estrutura, fazendo com que o sistema funcione de maneira eficiente. Logo, a IA está presente no metaverso desde a sua base.

2. ACESSIBILIDADE

O metaverso deve estar preparado para todos. Imagem: PixelsEffect /Getty Images.

A web3 é conhecida pelo seu caráter democratizante. Por isso, o metaverso também não pode deixar ninguém de fora. Não poderia ser diferente, já que uma das maiores potencialidades dele é conectar todas as pessoas, e outra é permitir que cada um de nós seja o que quiser ser.

Por isso, a IA pode ajudar a tornar o metaverso mais acessível de acordo com as necessidades de cada usuário. Para as pessoas com deficiência visual, por exemplo, ela pode atuar por meio do reconhecimento de imagens, gerando audiodescrições.

Além disso, a tradução simultânea automática serve para que todas as pessoas possam interagir entre si, independentemente do idioma que falam. Dá para perceber que a IA não está relacionada apenas a experiências super inovadoras, mas também às que possibilitam a própria interação entre os sujeitos.

3. AMBIENTE SEGURO

A conexão entre os usuários do metaverso deve ser o mais segura possível. Imagem: India Posts English.

Um dos principais problemas que a internet vem enfrentando nos últimos anos é a proliferação de discursos de ódio, informações falsas e crimes virtuais. Há um perigo constante de esse virar um território sem lei, de modo que os algoritmos e as regulamentações estão sempre correndo atrás de controlar esses usos negativos da rede.

O mesmo pode acontecer com o metaverso, e de forma ainda mais forte. Bullying, assédio moral e sexual, racismo, sexismo, LGBTQIAfobia e diversos outros tipos de comportamento indesejados e até criminosos podem ocorrer na interação entre as pessoas no metaverso.

Por isso, a IA pode funcionar como uma espécie de segurança para as vítimas nessas situações. Ela pode identificar esse tipo de comportamento e impedir que ele continue acontecendo, alertando o agressor, bloqueando o contato com a vítima, suspendendo o agressor do serviço em uso ou até mesmo o denunciando para as autoridades, dependendo do caso.

4. PARCERIA CRIATIVA

O mundo está na palma das suas mãos no metaverso. Imagem: Acceleration Economy.

O processamento de linguagem natural, ou seja, a capacidade de a IA processar e usar a linguagem humana, está cada vez mais avançado. Isso está fazendo com que muitas pessoas entrem em contato pela primeira vez com o conteúdo generativo, que é aquele criado automaticamente por IA.

É o caso do ChatGPT, da OpenAI. Esse é um chatbot que pode gerar qualquer tipo de texto solicitado pelo usuário. A mesma empresa também tem o DALL-E 2, que consegue criar diversos tipos de imagens do mesmo modo.

Essas ferramentas poderão ser usadas cada vez mais no metaverso para gerar interações personalizadas para cada usuário. Basta pedir para ver ou fazer o que você quiser, e a IA vai customizar ou mesmo criar imagens e códigos que permitam que você transforme sua imaginação em realidade.

Se você gosta de tecnologia, vai adorar conhecer a P2ECREW Academy. Lá, você encontra cursos gratuitos sobre web3, metaverso, NFTs e jogos play to earn! Corre lá e faça a sua inscrição: Quero me inscrever gratuitamente!

5. CUSTOMIZAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

A inteligência artificial te conhece como ninguém. Imagem: Getty Images.

Sabe quando a gente gosta de fazer as coisas sempre do mesmo jeito, mas todas as vezes precisa percorrer um caminho chato até chegar onde a gente quer? Por exemplo, você pode gostar de usar um sapato que fica no fundo do guarda-roupa e todos os dias ter que tirar os outros sapatos da frente para chegar nele.

A vida ficaria mais fácil e menos chata se a IA previsse que você quer esse sapato e já o colocasse na frente de todos os outros. É isso o que dá para ser feito no metaverso: a IA pode identificar seus padrões de comportamento e preferência para deixar toda a sua experiência mais agradável.

Isso tem tudo a ver com uma tecnologia que faz com que a IA se desenvolva de forma mais independente: o aprendizado de máquina. A inteligência artificial vai se tornando mais esperta à medida que ela vai sendo usada.

6. ROBÔS

Seu amigo imaginário pode se tornar real. Imagem: AR/VR Journey.

Hoje já conversamos com robôs como o ChatGPT, que fala conosco como se fosse um ser humano. Na nossa imersão no metaverso, isso será cada vez mais comum. Não só vamos interagir com pessoas reais, mas também com personagens virtuais de todos os tipos.

Nas ficções científicas, os robôs sempre foram pensados como seres físicos que imitam os humanos. Mas o que tem surgido muito mais rapidamente são softwares que fazem isso no mundo virtual. Talvez, no futuro, a gente nem consiga distinguir mais se está interagindo online com uma pessoa de verdade ou não.

Personagens de jogos (NPCs), assistentes de vendas, atendentes de serviços, entre vários outros papeis poderão ser desempenhados por IA. Ela poderá criar até mesmo figurantes para preencher festas ou salas de aula vazias, com os quais você pode interagir e bater um papo.

7. AVATARES HIPER-REALISTAS

Imagina ter uma versão virtual de você mesmo? Imagem: ICVR/The Scan Truck.

No final do ano passado, muita gente ficou empolgada com os avatares hiper-realistas criados pelo Lensa, um aplicativo que usa IA. Mas os Magic Avatars desse serviço são apenas uma amostra do que a inteligência artificial vai proporcionar no futuro próximo.

Hoje é comum que as pessoas usem avatares dos mais diversos tipos no metaverso. Uma das coisas mais legais deles é justamente que você pode ter a aparência que quiser ter. Mas o metaverso vai ser cada vez mais usado também para situações formais de trabalho e estudo.

Nesses casos, não será conveniente usar avatares engraçados. Ao invés disso, será necessário que você use a sua aparência física. A IA vai conseguir criar um avatar para você que se pareça perfeitamente com o seu eu físico. Isso também vai ser muito interessante para fazer encontros com amigos e familiares, como se todos estivem juntos fisicamente.

Se você gosta de ler sobre metaverso, que tal aprender a ganhar dinheiro com isso? Se quiser saber como, acesse o link abaixo para a página do site em que explicamos tudo!

Quero aprender a ganhar dinheiro com o metaverso!

Imagem de capa: LinkedIn/ YeppAr Smart Solutions.

Posts relacionados

Deixe um comentário