Scroll Top

5 FILMES INCRÍVEIS SOBRE METAVERSO

Você já viu filmes sobre metaverso? O cinema sempre usou a imaginação para pensar em novas possibilidades para o mundo. Muitas vezes, os filmes de ficção científica tentam fazer previsões e saem na frente da ciência quanto a novas tecnologias e ferramentas.

O mesmo acontece em relação ao metaverso. Filmes como os que vamos mostrar a seguir podem ajudar a compreender ou se familiarizar com esse conceito. Portanto, se esse é um assunto que te interessa, fique ligado nas dicas de filmes que daremos a seguir.

1. JOGADOR Nº 1

Ready Player One foi lançado em 2018 e dirigido por Steven Spielberg. Imagem: Warner Bros.

Jogador Nº 1 é um filme que se passa em 2045. Com o mundo envolto em crises, as pessoas passam grande parte do seu tempo em uma plataforma virtual chamada OASIS, que serve como entretenimento e também como uma nova forma de organização social. O criador da OASIS morre e deixa para trás o acesso à sua herança escondido dentro desse mundo virtual.

Esse filme é considerado um dos que melhor retratam a ideia de um metaverso imersivo, sugerindo como pode ser a nossa experiência com essa tecnologia no futuro. Ele mostra que o que acontece no metaverso se torna tão real para as pessoas quanto o que acontece no mundo físico, não havendo mais distinção entre mundo “real” e virtual.

2. MATRIX

The Matrix foi lançado em 1999 e dirigido por Lilly e Lana Wachowski. Imagem: Warner Bros.

Apesar de Matrix não ter sido o primeiro filme a abordar a ideia de metaverso, foi ele quem levou esse conceito para o grande público pela primeira vez. O filme é protagonizado por Keanu Reeves, que interpreta o hacker Neo. Ele descobre que o mundo em que vivemos é uma realidade virtual programada por máquinas para controlar os seres humanos.

Após uma guerra entre as máquinas e a humanidade, elas venceram e passaram a escravizar os seres humanos para obter energia. Mas, para controlar as pessoas, elas criaram a Matrix, que é uma simulação da realidade. Assim, os humanos acreditam que estão vivendo suas vidas livres, mas essa é apenas uma projeção em suas mentes. Neo e seus aliados iniciam uma luta contra as máquinas para tentarem libertar os seres humanos.

3. FREE GUY: ASSUMINDO O CONTROLE

Free Guy foi lançado em 2021 e dirigido por Shawn Levy. Imagem: Walt Disney.

O protagonista dessa comédia é Guy, interpretado por Ryan Reynolds. Ele descobre que é um NPC (personagem não jogável) de um jogo de ação multiplayer online chamado Free City. No enredo do game, ele trabalha como um caixa de banco.

A outra protagonista do filme é Millie, uma desenvolvedora de games que passa seu tempo jogando Free City para tentar encontrar uma prova de que a empresa que lançou o jogo roubou seus códigos-fonte.

Ao conhecer o avatar de Millie no game, chamada Molotov Girl, e descobrir que está em um jogo, Guy se torna um aliado da programadora. Para ficar mais forte, ele começa a realizar missões e subir de nível. Com isso, ele se destaca entre os demais jogadores.

4. WIFI RALPH: QUEBRANDO A INTERNET

Ralph Breaks the Internet foi lançado em 2018 e dirigido por Rich Moore e Phil Johnston. Imagem: Walt Disney.

Essa animação é protagonizada por um personagem de jogo chamado Ralph, que é o oponente do jogador no game Fix-It Felix Jr. Ralph vive num fliperama e, todas as noites, depois que a loja fecha, os personagens dos diferentes games se encontram num ambiente chamado Estação Central dos Jogos para socializarem.

Na tentativa de salvar o jogo do qual sua amiga Vanellope faz parte, os dois viajam por toda a internet, pulando de um mundo virtual para outro, sejam eles de jogos, de entretenimentos ou de empresas, mostrando como o metaverso é formado por uma rede de diversos mundos interconectados que o constituem.

5. TRON: UMA ODISSEIA ELETRÔNICA

Tron foi lançado em 1982 e dirigido por Steven Lisberger. Imagem: Walt Disney.

Tron: Uma Odisseia Eletrônica é um precursor quando se fala em representação do metaverso. O filme abordou essa ideia quando ninguém falava disso ainda. Na época do seu lançamento, ele não fez tanto sucesso, mas depois se tornou um ícone cult. Os efeitos especiais do filme hoje podem parecer bobos, mas foram revolucionários para a época.

O filme é estrelado por Jeff Bridges no papel do engenheiro de software Kevin Flynn. Ele entra no mundo dos computadores para provar que teve suas ideias roubadas por um antigo colega de trabalho. Lá, ele descobre que um programa de computador criado pelo rival desenvolveu sua inteligência artificial e se tornou uma ameaça para todos. Mas, para lutar contra isso, ele é ajudado por um programa de segurança chamado Tron.

Você já assistiu a todos esses filmes? Se você gostou deste artigo, continue acompanhando mais conteúdo da P2E CREW sobre metaverso, jogos play to earn, NFTs, web3 e muito mais. Também participe do nosso Discord e nos siga nas nossas demais mídias sociais.

Posts relacionados

Deixe um comentário