Scroll Top

COMO É SER UM ARQUITETO DE METAVERSO?

O metaverso é o futuro da economia. Ele é formado de mundos virtuais que precisam ser construídos para que possam ser povoados por nós. Por isso, o arquiteto de metaverso é um profissional central na construção desse novo ecossistema.

Abaixo, vamos explicar o que é um arquiteto de metaverso, como funciona a construção de edifícios e cidades nos mundos virtuais, quais as diferenças para a arquitetura convencional e o que é preciso para desenvolver essa atividade.

O QUE FAZ UM ARQUITETO?

Catedral de Brasília, planejada por Oscar Niemeyer. Imagem: Gonzalo Viramonte.

A arquitetura é a área responsável pelo planejamento de edifícios, como casas, prédios, templos religiosos e órgãos públicos. Mas essa é uma área que trabalha em conjunto com o urbanismo, que é o planejamento de espaços públicos, como praças, vias e até cidades inteiras, caso elas sejam planejadas.

Pela forte ligação entre essas duas áreas, grande parte das universidades costuma oferecer o curso de Arquitetura e Urbanismo, que une as duas atividades. Portanto, arquitetos e urbanistas são profissionais que planejam quaisquer tipos de construções, de casas a cidades.

A arquitetura e o urbanismo, ao mesmo tempo em que são atividades técnicas, também costumam ser vistas como uma forma de arte. É que muitos arquitetos e urbanistas não se preocupam apenas com a funcionalidade das construções, mas também com sua estética, planejando obras com aparência única e alinhada com os movimentos artísticos do seu tempo.

É o caso de Oscar Niemeyer, por exemplo, o arquiteto mais famoso do Brasil. Ele foi responsável pelo Congresso Nacional (Brasília), pela Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Belo Horizonte) e pelo Museu Oscar Niemeyer (Curitiba). A obra desse arquiteto se alinha ao modernismo.

O QUE É A ARQUITETURA DE METAVERSO?

Centro de Convenções Crypto Valley. Imagem: Decentraland.

O metaverso é tudo aquilo que está para além do universo físico. Portanto, essa palavra diz respeito a todos os espaços e experiências virtuais. Quem está saindo na frente na criação de mundos virtuais dentro do metaverso são jogos como The Sandbox, Decentraland e Upland.

Em mundos virtuais como os desses jogos, é necessário que sejam criados tudo aquilo que existe no mundo físico, incluindo pessoas, animais, plantas, roupas, objetos, casas e cidades. Muitas dessas coisas podem ser criadas pelos designers de NFTs, como abordamos no artigo sobre essa profissão.

No entanto, quando se trata de edifícios e espaços públicos das cidades virtuais, chamamos a criação dessas construções de arquitetura de metaverso. Basicamente, trata-se de pegar o que os arquitetos e urbanistas fazem no mundo físico e transferir essa atividade para o mundo virtual.

COMO SER UM ARQUITETO DE METAVERSO

Esta edificação virtual se chama A Miragem. Imagem: Alexis Christodoulou.

No mundo físico, para trabalhar como arquiteto é preciso fazer um curso universitário. Mas para ser arquiteto de metaverso não é preciso nenhum diploma, basta dominar as ferramentas necessárias para projetar os edifícios e cidades virtuais.

É claro que os arquitetos do mundo físico têm uma vantagem caso queiram migrar para o metaverso, afinal, eles já têm toda uma formação para desenvolver essa atividade. Mas se eles não dominarem as ferramentas de modelagem 3D, não adianta nada.

Uma das características mais importantes que um arquiteto de metaverso deve ter é a criatividade. No metaverso, todas as barreiras que impõem limitações para o que é possível ou não projetar não existem.

A começar pelo orçamento e pela logística. Para fazer um prédio imenso no mundo físico, é preciso gastar milhões. No metaverso, você pode fazer um prédio todo cravejado de diamantes sem custo nenhum. E não é necessário contratar mão de obra. O arquiteto de metaverso não precisa de pedreiros e engenheiros. Ele faz tudo sozinho.

No mundo físico, a capacidade técnica do arquiteto é muito importante. Afinal, os edifícios precisam se manter de pé. Um detalhe errado no projeto e isso pode causar acidentes graves. Por isso, o trabalho dos engenheiros civis também é fundamental. No metaverso, cálculos e materiais de construção não são um problema.

Além disso, não existem leis da física no metaverso. É possível criar um prédio pegando fogo, uma casa invisível, uma escola com paredes de água, uma loja que flutua, etc. Qualquer coisa que você pensar, dá para desenvolver. Nesse sentido, o caráter artístico das criações é ainda mais potencializado.

QUER ENTRAR NESSE MERCADO DE TRABALHO?

Se você realmente deseja seguir essa profissão, vai precisar ler muito mais sobre metaverso, além de saber de muitas outras formas de se preparar para esse trabalho.

No ebook Como trabalhar com metaverso, NFTs e web3, você encontra todas essas informações de forma completa e simplificada, para aprender todo o necessário facilmente.

O livro tem um capítulo que discute o metaverso, apresentando como funcionam os mundos virtuais. Além disso, ele tem um capítulo sobre as principais profissões ligadas à web3, e uma delas é a de arquiteto de metaverso.

No livro, Matheus Celtic, CEO da P2E CREW, explica em detalhes como entrar nesse mercado de trabalho e lista diversas outras fontes gratuitas de aprendizado.

Utilize o cupom “P2ecrew” e ganhe 20% de desconto! Acesse o link agora: Quero desbloquear o meu ebook!

Se gostou deste artigo, continue acompanhando mais conteúdo da P2E CREW sobre GameFi, metaverso, NFTs, web3 e muito mais. Também participe do nosso Discord e nos siga nas nossas demais mídias sociais.

Imagem de capa: Zaha Hadid Architects.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Send Comment

Exit mobile version