Scroll Top

A BUSCA PELO MULTIVERSO: ELE PODE ESTAR NO METAVERSO?

Multiverso é uma das palavras mais faladas do momento. Seja na ciência ou na ficção, os esforços para romper as barreiras do nosso universo são cada vez maiores. Mas você sabe o que é o multiverso? Talvez nunca ninguém tenha te explicado direito. Se esse for o caso, não tem problema, porque você vai entender tudo neste artigo.

Abaixo, vamos definir esse conceito, apresentar as duas principais teorias que dão sustentação a ele, comentar três filmes sobre multiverso e te contar o que o multiverso e o metaverso têm a ver um com o outro. Acompanhe!

O QUE É O MULTIVERSO

Será que tem mais de um de você por aí? Imagem: Getty Images.

A palavra multiverso se refere a um conjunto potencialmente infinito de universos. Entre eles, estaria o universo no qual nós vivemos. É possível que esses universos estejam ligados um ao outro por meio de conexões interdimensionais que não somos capazes de perceber ou acessar.

Com o conhecimento científico que existe hoje, não seria possível viajar entre esses universos. Mas, na ficção, a magia resolve esse problema. É isso o que os protagonistas do filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura fazem, por exemplo.

Existem poucas evidências científicas da existência do multiverso. Por isso, ele ainda é algo hipotético. Porém, se ele fosse de fato comprovado, isso ajudaria a entender melhor alguns mistérios do nosso universo que ainda não conseguimos desvendar.

Tem até quem acredite que fenômenos paranormais e espirituais podem estar relacionado a manifestações e interações entre universos paralelos. Já pensou? Dá só uma olhada nas duas principais teorias existentes sobre o multiverso abaixo.

INTERPRETAÇÃO DE MUITOS MUNDOS

Cada escolha sua pode gerar um novo universo. Imagem: Encyclopædia Britannica, Inc.

Uma das concepções de multiverso afirma que cada decisão sua criaria um novo universo, no qual você teria escolhido agir de uma forma diferente. Essa ideia é embasada por uma visão da física quântica chamada Interpretação de Muitos Mundos. Para ela, existem vários universos paralelos com realidades alternativas, a partir de linhas de tempo ramificadas.

Se, por exemplo, alguma vez você decidiu não aceitar uma oferta de emprego, em outro universo você aceitou. Se alguma vez você decidiu terminar um namoro, em outro universo você não terminou. Imagina como seria a sua vida agora?

Essa concepção está ligada também à teoria filosófica do Realismo Modal, para a qual todos os mundos possíveis de fato existem. O Filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo explora bastante essas ideias.

TEORIA DA INFLAÇÃO CÓSMICA

Será que estamos literalmente vivendo numa bolha? Imagem: The Voorhes.

Para outra perspectiva, os universos existentes não são semelhantes entre si. Cada um têm suas constelações, estrelas e planetas próprios. Em alguns deles, pode ser até que essas coisas nem existam. Inclusive, as próprias leis da física seriam diferentes em cada universo!

Essa ideia vem da Teoria da Inflação Cósmica, segundo a qual o espaço-tempo “infla” de tamanho de formas diferentes em cada lugar, formando algo parecido com “bolhas”, dentro das quais estariam contidos cada universo. O nosso também estaria dentro de uma dessas bolhas.

Você já imaginou porque existem condições perfeitas para a existência da vida no nosso universo? Não seria muita sorte? Talvez não seja: pode haver inúmeros universos sem condições de abrigar vida, e nós só estamos aqui porque esse é um dos poucos no qual isso é possível.

Antes de falarmos sobre o multiverso no cinema, deixa eu te dar uma dica: se você é curioso e gosta de aprender coisas novas, vai adorar a plataforma P2ECREW Academy. Lá, você encontra cursos gratuitos sobre novas tecnologia!

Faça a sua inscrição: Quero me inscrever gratuitamente!

MULTIVERSO NO CINEMA

Ultimamente, vários filmes têm tratado da temática do multiverso. A visão desenvolvida pela indústria cinematográfica costuma ser semelhante à da Interpretação de Muitos Mundos, explorando as diversas versões de um mesmo personagem. Vamos relembrar três blockbusters recentes que abordam muito bem esse tema:

DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA

A loucura de Wanda faz o Doutor Estranho viajar pelo multiverso. Imagem: Marvel Studios.

Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, a personagem America Chavez tem o poder de abrir portais no multiverso. Usando essa habilidade, ela e Stephen Strange, o Doutor Estranho, atravessam vários universos alternativos.

Neles, os protagonistas encontram versões diferentes de personagens que já conhecemos. O Doutor Estranho acaba até lutando com outra versão dele mesmo. Nessa viagem, Strange e seus aliados tentam deter Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, que quer a todo custo acessar um universo no qual ela tem dois filhos.

HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA

Os três atores que interpretaram diferentes versões do mesmo personagem juntos. Imagem: Marvel Studios.

No filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, vilões de outros universos chegam ao de Peter Parker, criando problemas para o Homem-Aranha. Para ajudar a conter a confusão, o protagonista acaba contando com a ajuda de duas versões mais experientes dele mesmo vindas de outros universos.

O interessante é que os homens-aranhas alternativos são versões de outros filmes desse mesmo personagem, sendo interpretados pelos próprios atores que fizeram o papel anteriormente. Isso faz com que a noção de multiverso possa ser entendida de uma forma bastante didática.

TUDO EM TODO O LUGAR AO MESMO TEMPO

O que você faria se descobrisse de uma vez tudo o que poderia ter sido? Imagem: A24.

Fora do universo Marvel, o filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo mostra a angústia de Evelyn Wang, uma imigrante chinesa que vive nos EUA, ao pensar em como teria sido sua vida se ela tivesse tomado decisões diferentes. A partir disso, o filme mergulha nas infinitas possibilidades que a protagonista poderia ter vivido de acordo com cada escolha tomada.

Na verdade, ela não só poderia ter vivido, como de fato viveu. Isso porque cada uma das possibilidades representa um universo que realmente existe. Em um deles, por exemplo, ela decidiu não migrar para os Estados Unidos e se tornou uma atriz famosa. Isso faz com que ela se sinta frustrada por ser, no seu próprio universo, dona de uma lavanderia endividada.

MULTIVERSO E METAVERSO

O multiverso pode estar mais perto do que você imagina. Imagem: Insider.

Como costumamos explicar aqui na P2E CREW, o metaverso é um conjunto de mundos virtuais. Cada um desses mundos tem suas próprias características e regras. Para você, isso se parece com a ideia de multiverso?

Pense que cada mundo virtual que existe é como um universo, e o conjunto de todos esses universos virtuais que existem são o metaverso. Logo, o metaverso é um multiverso virtual! Ele é cheio de mundos paralelos que coexistem sem ter um contato direto entre si.

Vamos pensar em jogos, por exemplo: The Sandbox, Decentraland e Upland. Cada um deles tem a sua própria estética e suas dinâmicas específicas. No entanto, o mesmo jogador pode entrar em cada um desses mundos virtuais, navegando pelo multiverso do metaverso.

Logo, a forma mais prática e possível de viajar pelo multiverso é a partir do metaverso. Nele, você pode cruzar diferentes realidades, e criar diferentes versões de você mesmo.

Se você gostou de saber que pode explorar o multiverso através do metaverso, que tal aprender a ganhar dinheiro com isso? Se quiser saber como, acesse o link abaixo para a página do site em que explicamos tudo!

Quero aprender a ganhar dinheiro com o metaverso!

Imagem de capa: Entertainment Weekly/Marvel Studios/A24/Columbia Pictures/Sony Pictures Animation.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Send Comment

Exit mobile version