Os jogos de cartas colecionáveis fazem o maior sucesso há várias décadas, tendo como grandes exemplos Magic e Pokémon. Mas agora esse tipo de game está migrando também para o universo dos NFTs, com destaque para Gods Unchained.
Esse jogo, lançado em 2019, está entre os mais bem sucedidos games do seu seguimento no mercado blockchain. Se você nunca jogou Gods Unchained e quer saber como é, este texto vai ser perfeito para você!
A PROPOSTA DO JOGO
Gods Unchained é um jogo de cartas colecionáveis (trading card game) que promete ser uma reinvenção desse gênero. O game procura não tem um sistema simples de vantagens e desvantagens no estilo pedra, papel e tesoura. Para subir nos rankings em God Unchained, você precisa surpreender taticamente seus oponentes a cada turno.
Esse game se apresenta como “o jogo de cartas que te paga para jogar”. Nele, você tem a propriedade total sobre suas cartas, podendo coletá-las, usá-las para montar seu baralho e vendê-las para outros jogadores.
O site do jogo traz alguns dados para ilustrar como a indústria dos jogos tradicionais é desvantajosa para os jogadores. Segundo ele, no ano de 2020, por exemplo, os gamers gastaram US$ 74 bilhões em itens de jogos sem se tornarem efetivamente donos de nenhum deles.
Games nos quais é possível ganhar dinheiro jogando são chamados de play to earn (jogar para ganhar). Mas alguns deles exigem que você compre NFTs para começar ou para ter chances reais de se sair bem. Gods Unchained não. Ele é free to play (grátis para jogar) e promete não ser pay to win (pagar para ganhar).
Nesse jogo, você desbloqueia cartas apenas por jogar. O game é projetado para ter um sistema competitivo justo entre os diversos jogadores.
Os números do jogo impressionam. São US$ 52 milhões em valor de cartas negociadas e US$ 570 mil em prêmios distribuídos nos torneios. Gods Unchained é liderado por Chris Clay, ex-diretor de jogo de Magic: The Gathering Arena, que é a adaptação digital do famoso jogo de cartas colecionáveis Magic: The Gathering.
A LORE DE GODS UNCHAINED
Gods Unchained significa “deuses desacorrentados”. A história desse universo começa com a criação desses deuses. No início, não havia nada. Então o Cosmos se manifestou em seis domínios, e para cada domínio veio um deus:
- Thaeriel, deus do domínio da Luz
- Ludia, deusa do domínio da Decepção
- Elyrian, deus do domínio da Magia
- Auros, deus do domínio da Guerra
- Aeona, deusa do domínio da Natureza
- Malissus, deus do domínio da Morte
Esses domínios viviam em harmonia até que os deuses começaram a desbalancear o seu equilíbrio. Nesse universo, os mortais vivem em um local chamado Eucos.
Os deuses resolveram, então, escolher campeões para disputarem entre si em nome deles, criando uma Grande Arena que existe ao mesmo tempo no reino deles, a Cidadela, e em Eucos. Esses foram os campeões escolhidos:
- Lysander, campeão da Luz
- Orfeo, campeão da Decepção
- Pallas, campeão da Magia
- Valka, campeã da Guerra
- Selena, campeã da Natureza
- Neferu, campeã da Morte
Cada um dos campões passou por um desafio. Ao serem aprovados, eles foram transformados em semideuses. No entanto, Thaeriel tinha um plano de acorrentar os outros deuses depois que esses testes acabassem para exercer seu poder sozinho. Mas o plano sai errado, e todos os deuses acabaram acorrentados. Agora, apenas os semideuses estavam livres.
Sem concordar sobre o que fazer e com seus próprios objetivos e interesses, os semideuses colocam-se uns contra os outros e acabam começando uma guerra liderando seus próprios exércitos. Mas Valka conseguiu quebrar as correntes que prendiam os deuses.
Agora o que vai acontecer? Os jogadores descobrirão os próximos passos dessa história aos poucos, mas também vão ajudar a construí-la nas batalhas que enfrentarem!
AS CARTAS
A parte mais essencial do jogo é a construção de seu baralho. Ele é composto por 30 cartas e deve refletir o seu estilo de batalha. No início, é difícil saber montar bem um baralho, especialmente quando você ainda não tem muitas cartas para escolher. Por isso, existem 6 tipos de baralhos inicias para te ajudar a experimentar diferentes estilos. São eles:
- Iniciante de Luz
- Iniciante de Decepção
- Iniciante de Magia
- Iniciante de Guerra
- Iniciante de Natureza
- Iniciante de Morte
Você pode experimentar os diferentes tipos de baralho para ver com qual deles se identifica mais. A seguir, vamos falar dos vários elementos que compõem cada uma das cartas.
DOMÍNIO (DOMAIN)
O domínio indica a qual deus a sua carta está relacionada. Ele pode ser identificado pelo design e pela cor da borda superior esquerda da carta. Algumas cartas não pertencem a nenhum domínio, sendo consideradas de domínio Neutro. As cores dos domínios são:
- Luz: amarelo
- Decepção: roxo
- Magia: azul escuro
- Guerra: vermelho
- Natureza: verde
- Morte: azul claro
Cada baralho só pode ter cartas de apenas um dos seis domínios ligados aos deuses. Mas cartas de domínio Neutro são permitidas em qualquer tipo de baralho.
TRIBO (TRIBE)
As tribos são exibidas na parte inferior das cartas. Elas mostram a que facção a carta pertence. As diferentes tribos têm habilidades específicas. Por exemplo, cartas da tribo Anúbia podem trazer cartas descartadas de volta para a sua mão. Nem toda carta pertence a uma tribo. As tribos existentes são:
- Amazônica (Amazon)
- Anúbia (Anubian)
- Atlante (Atlantean)
- Dragão (Dragon)
- Guilda (Guild)
- Mística (Mystic)
- Inferior (Nether)
- Olímpica (Olympian)
- Estrutura (Structure)
- Viking
- Selvagem (Wild)
CONJUNTOS (SETS)
É uma indicação da maneira como essa carta foi adquirida. Pode ser encontrada no canto superior direito do cartão. Esses são os tipos de conjuntos:
- Conjuntos free-to-play: cartas conquistas apenas por jogar
- Conjuntos promocionais: cartas lançadas por tempo limitado ou em promoções especiais
- Conjuntos de expansão: cartas adicionais vendidas por tempo limitado na loja do jogo
- Conjuntos únicos: cartas míticas, que são exclusivas, só tendo um exemplar de cada
Os jogadores podem vender suas cartas uns para os outros no mercado da ImmutableX.
TIPO (TYPE)
É a função de cada carta no baralho. Encontrar um equilíbrio entre as cartas dos diferentes tipos é muito importante na hora de construir um baralho. Ele pode ser identificado pelo formato da moldura em torno da imagem da carta. Os tipos são:
Criatura (creature)
Têm moldura em forma de retângulo. Podem ser colocadas no tabuleiro e usadas para atacar as criaturas rivais ou o deus do baralho rival. Cada jogador pode ter até 6 cartas desse tipo no tabuleiro ao mesmo tempo. Cada carta de criatura tem um valor de pontos de saúde, sendo derrotada quando ele chega a zero.
Feitiço (spell)
Têm moldura em forma de círculo. Podem ser usadas para lançar feitiços, que estão escritos na carta. Existem feitiços para reforçar suas criaturas e estratégias, para suporte ou para causar dano. Cada carta só pode ser usada uma vez antes de ser descartada.
Relíquia (relic)
Têm moldura em forma de hexágono. Essas cartas oferecem opções adicionais de suporte ou permitem que o seu deus ataque diretamente. Elas devem ser colocadas no tabuleiro, mas só é possível usar uma por vez.
ATRIBUTOS
São algumas variáveis da carta que definem a forma de utilizá-la no jogo. Existem quatro desses atributos. São eles:
Custo de energia (mana cost)
Para usar cada carta é preciso consumir uma determinada quantidade de energia. Para saber quanta energia é necessária, basta ver o número no canto superior esquerdo da carta.
Pontos de saúde (health)
É a quantidade de dano que uma criatura por sofrer antes de ser derrotada. É um atributo específico de cartas do tipo criatura. Esse número fica no canto inferior direito da carta.
Força (strength)
É a quantidade de dano que uma criatura ou feitiço pode causar. Fica no canto inferior esquerdo da carta.
Texto da carta
Indica a habilidade especial de cada carta. Ela pode ser de suporte, reforço, aumento de agressividade ou utilidade.
RARIDADE (RARITY)
A raridade de uma carta pode ser identificada pela cor dos cristais que ficam nas bordas esquerda e direita dela. As cores são as seguintes:
- Comum: cinza
- Raro: azul
- Épico: roxo
- Lendário: amarelo
- Mítico: vermelho
Só é permitido usar 1 versão mítica e 1 versão lendária da mesma carta em um baralho. Para as versões comum, rara e épica, é permitido usar 2 de cada.
QUALIDADE (QUALITY)
Essa é uma característica de status. Trata-se de poder apresentar um baralho mais atraente. Pode ser identificada pela cor da carta. Existem 5 qualidades:
- Simples: cinza
- Meteorito: marrom
- Sombra: roxo
- Ouro: amarelo
- Diamante: azul
Um aspecto importante dessa característica é que as cartas simples não são NFTs. Portanto, essa é a maneira de identificar se uma carta é um NFT ou não. As cartas simples são ganhadas durante o jogo, mas não podem ser comercializadas. As demais cartas são chamadas de “brilhantes”.
No entanto, se você tiver 2 ou mais cartas simples iguais, você pode fundi-las e criar uma carta meteorito. Para isso é preciso usar um recurso do jogo chamada fluxo e uma quantidade do token do game chamado $GODS.
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Imagem de capa: Gods Unchained.