Com um mercado em baixa, saber a melhor maneira de investir pode ser uma ótima oportunidade. As criptomoedas são uma grande forma de inclusão no mercado financeiro neste momento. No episódio 16 do podcast Simplificando Tudo, convidamos o Thales Freitas para nos falar tudo sobre inclusão no mercado financeiro a partir das criptomoedas!
Thales Freitas é CEO da Bitso Brasil. Ele tem 15 anos de experiência nos setores de finanças, tecnologia B2B e fintechs. Formado em Economia pelo Ibmec, atuou como country manager da Global66 e, anteriormente, acumulou funções de liderança em empresas como Citibank e HSBC, atuando em diferentes países da América Latina e nos Estados Unidos.
Durante o episódio, Matheus Celtic e Thales Freitas explicam tudo sobre como usar as criptomoedas como forma de inclusão no mercado financeiro. Confira abaixo um pouquinho do que rolou no papo entre eles.
MERCADO DE CRIPTO VS TRADICIONAL
O mercado de cripto é mais acessível. Porém, as pessoas têm uma clareza maior sobre o que as empresas do mercado tradicional fazem. É mais difícil entender o que é um token. Além disso, o mercado de cripto não para, ele continua de madrugada, no fim de semana, etc.
ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTO
É possível fazer um portfólio só com cripto, mas diversificação é sempre algo bom. O Bitcoin é uma parte essencial do portfólio. O Ether também é um token importante, assim como as stablecoins de Dólar. Outra opção é misturar renda fixa com ações e um pouco de cripto.
PERFIS DE INVESTIMENTO
Existem várias opções de portfólio porque cada pessoa precisa saber o quanto de risco ela está disposta a correr. O momento de vida em que você se encontra também deve ser considerado. Não existe só um caminho certo, pois cada um funciona para um tipo de pessoa.
DOLARIZAÇÃO
Quando o mercado está volátil, muita gente compra dólares. Além disso, dolarizar-se é muito rentável. É que o Dólar acaba ditando o movimento das demais moedas no mercado mundial de ativos, já que ele continua sendo visto como a maior referência.
GESTÃO DE RISCO
O mercado de cripto está em baixa, mas a expectativa é que isso mude, pois esse movimento já aconteceu outras vezes. Neste momento, é preciso ter uma boa estratégia de investimento, como investir um custo fixo em Dólar todos os meses.
COMBATE À INFLAÇÃO
Usar cripto como forma de pagamento pode defender pessoas de diversos lugares contra a má gerência de seus governos. Em alguns países, às vezes as moedas se desvalorizam muito rápido, de modo que muitas pessoas perdem a renda necessária até para comprar comida.
COMEÇANDO A INVESTIR
Não é preciso ter medo de começar a investir em criptomoedas. É sempre bom ler e estudar sobre o assunto. Mas comece também investindo bem pouquinho. Alguns reais em Bitcoin, em Ether, em stablecoins de Dólar. Assim você vai aprender a fazer isso sem se arriscar muito.
REVOLUÇÃO DE CRIPTO
Atualmente, é como se estivéssemos vivendo no Vale do Silício nos anos 1990. Mas a diferença é que agora está tudo acontecendo ao mesmo tempo e no mundo todo de forma online. É uma revolução que qualquer um que queira pode fazer parte.
SUMÁRIO DO EPISÓDIO
00:00 – Bem-vindo ao Simplificando Tudo #16
00:19 – Conheça o Thales Freitas
02:23 – Algumas diferenças entre o mercado tradicional e o de cripto
06:30 – Não dê um passo maior que a perna
09:41 – O que é dolarização?
10:45 – Por que você precisa de gestão de risco
11:53 – Olha só estas estratégias de investimento
16:40 – Você sabe qual é o seu perfil de investimento?
19:43 – A revolução de cripto está acontecendo!
20:45 – Fique de olho nestas perspectivas
25:57 – Use cripto como defesa da inflação
27:04 – É assim que ocorrem os pagamentos em cripto
28:52 – Estes são os próximos passos de cripto
33:15 – É a vez de GameFi e do metaverso
39:04 – Últimos conselhos do Thales
Você pode escutar o episódio completo no YouTube ou no Spotify! O Simplificando Tudo tem novos episódios todas as terças-feiras, às 19h.
Disclaimer: Este conteúdo tem finalidade informativa e não é uma recomendação de investimento. Neste mercado, assim como em qualquer outro, é necessário que cada um estude as opções de investimento existentes e tome suas próprias decisões baseadas no seu julgamento individual e na sua responsabilidade sobre os riscos.