O mercado de investimentos está mudando completamente com o surgimento das finanças descentralizadas (DeFi). Um grande movimento nesse setor é a criação de fundos de investimento descentralizados. No episódio 14 do podcast Simplificando Tudo, convidamos o Antônio Farias para falar tudo sobre fundos de investimento descentralizados para a gente!
Antônio Farias é Product Manager e realiza a gestão estratégica e de desenvolvimento de software da Kassandra Finance, uma DAO de DeFi que tem como objetivo facilitar a criação, gerenciamento e investimento em fundos (ETFs) tokenizados.
Durante o episódio, Matheus Celtic e Antônio Farias explicam tudo sobre como funcionam os fundos de investimento descentralizados. Confira abaixo um pouquinho do que rolou no papo entre eles.
ETF
ETF é um conjunto de ações. É como se você fosse comprar um bolo e cada fatia dele fosse uma ação. Se você quiser investir em um determinado setor, mas não souber em quais empresas fazer isso, você pode comprar um ETF com ações de empresas desse setor.
ETFS TRADICIONAIS
Geralmente, para fazer a compra de um ETF, você precisa de uma corretora. Ela analisa o seu perfil de risco e cobra diversas taxas. Por isso, o acesso aos ETFs é muito dificultado no modelo tradicional. Às vezes, o valor mínimo para investir também é muito alto.
ETF PERSONALIZADO
Com um protocolo descentralizado é possível selecionar, entre os tokens aprovados pela DAO, quais você deseja e em que quantidade para montar o seu próprio ETF. Esses ativos ficam em “piscinas de liquidez” e podem ser trocados por outras pessoas no mercado.
GANHOS SOBRE OS ETFS
O protocolo só cobra taxa para retirada de aplicações. Nesse caso, parte do valor vai para o próprio protocolo, parte para quem faz a gestão do ETF e parte para o broker, que é quem faz a indicação do ETF para o investidor. A parte do protocolo é reinvestida nele mesmo.
STAKING
É possível fazer staking de ETFs (deixá-los travados) dentro do próprio protocolo e ter um ganho adicional. Assim, além de ter uma cesta de ativos que se valoriza conforme a movimentação do mercado, você ainda tem uma segunda fonte de ganhos.
PISCINA DE LIQUIDEZ
Os fundos são compostos por diferentes ativos que podem ficar desbalanceados dentro de uma “piscina de liquidez”. Por isso, é preciso garantir que haja uma quantidade de ativos nessa piscina proporcional ao percentual de cada ativo no fundo.
SUMÁRIO DO EPISÓDIO
00:00 – Bem-vindo ao Simplificando Tudo sobre fundos de investimento
00:47 – Conheça o Antônio Farias e a Kassandra DAO
02:02 – Já ouviu falar de ETFs?
03:58 – Essas são as vantagens dos ETFs descentralizados
06:42 – Staking de ETFs?
09:31 – A criação de ETFs na Kassandra é assim
12:38 – Como funcionam os fundos descentralizados
18:57 – Entenda o funcionamento da Kassandra
23:40 – Os fundos tradicionais têm várias desvantagens!
27:00 – O futuro dos fundos descentralizados
30:21 – Continue seguindo o Antônio Farias e a Kassandra DAO
Você pode escutar o episódio completo no YouTube ou no Spotify! O Simplificando Tudo tem novos episódios todas as terças-feiras, às 19h.