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CONHEÇA O MUNDO VIRTUAL DE ERTHA NO METAVERSO

Já imaginou ser investidor no ramo de terrenos e imóveis?

A maioria das pessoas nunca imaginou estar nessa posição, mas com o crescimento do mercado de jogos play-to-earn, ser investidor imobiliário está se tornando acessível a todos.

ERTHA, o novo queridinho dos jogos P2E, é um MMORPG que tem chamado muito a atenção da comunidade. Neste artigo, iremos apresentar as principais características necessárias para que você possa adquirir terrenos na melhor localização e com o melhor valor. Assim, você garante a valorização dos NFTs, além de obter renda passiva. Dessa forma, você pode montar uma estratégia ganhadora e ainda se divertir!

Quer saber mais? Acompanhe o artigo até o final para ficar por dentro de tudo sobre o mundo de ERTHA!

O QUE É O ERTHA

ERTHA é um jogo de estilo MMO 4X (eXplorar, eXpandir, eXtrair, eXterminar) play-to-earn que une blockchain, NFTs e metaverso. Ele utiliza a rede Binance SmartChain, que possui taxas de transação baratas quando comparadas às da rede Ethereum.

HISTÓRIA DO JOGO

O planeta terra está superpovoado, os recursos finitos estão se tornando cada vez mais escassos. A população está inflamada, pede por mudanças em um sistema corrupto.

Em ações perigosas, hackers vazam informações importantes sobre mentiras atrozes que grandes empresas praticaram contra os consumidores. Por causa disso, eles são tratados com desrespeito, retratados como inimigos da raça humana. Esses consumidores são retaliados pela justiça corrupta, comprada pelas grandes empresas.

É daí que a guerra atual encontrou sua razão para começar, e ela não tem data para terminar.

TERRENOS

Em ERTHA, o planeta foi dividido em 350 mil hexágonos, os HEX, todos do mesmo tamanho. Os terrenos são NFTs que podem ser adquiridos através do marketplace (mercado interno do jogo), com USDT, USDC, BNB ou ERTHA. Comprando com o token ERTHA, você ganha um desconto de 10% sobre o preço do terreno.

Com o lançamento do jogo, os espaços poderão ser desenvolvidos com a construção de casas, edifícios e indústrias, que irão gerar renda para os detentores dos HEX.

Cada um dos terrenos (HEX) possui uma quantidade pré-determinada de recursos, que podem ser descobertos antes de comprá-los. Portanto, ao comprar um terreno, devemos considerar estes dois fatores: localização e recursos. Abaixo iremos explicar alguns detalhes importantes sobre esses dois fatores.

Localização

Quando pensamos na localização do terreno, devemos considerar que toda e qualquer ação dentro do jogo custará energia, como se mover no mapa, transportar recursos, estudar, atacar, etc.

Com isso em mente, podemos escolher da melhor forma nosso HEX. Deve ser considerada positiva a proximidade com a costa marítima, aeroportos, portos e outros HEX com recursos atrativos. Outro ponto a se levar em consideração é que cada vez que um jogador precisar passar pelo seu terreno, ele pagará uma pequena taxa, um “pedágio”, portanto HEX em rotas de passagem são interessantes também.

Recursos

Os recursos do HEX são pré-definidos e podem ser verificados no momento da compra.

São 14 tipos diferentes de recursos que podem existir dentro do HEX. Eles são distribuídos em porcentagens de 1% a 100%. São eles:

Cada um dos recursos terá sua função dentro do jogo. As informações a respeito das utilizações dos recursos ainda são limitadas, porém já temos algumas pistas.

Na versão alpha do jogo, os materiais básicos utilizados para construção de fábricas são madeira, rocha e ferro. Portanto, podemos considerá-los materiais básicos.

Plantação, peixe, fruta e carne serão alimentos consumidos pelos jogadores para adquirir energia e executar ações dentro do jogo.

Petróleo, minérios e titânio ainda são recursos sem função revelada, porém podemos especular quais serão suas utilizações, como a fabricação de combustível, armamentos e itens raros.

Recentemente, em um AMA com o criador do jogo, Linas Kiguolis, o recurso mistério foi citado como tendo várias possiblidades de utilização, como pontos de quests, recurso aleatório e até mesmo um possível portal de transporte no mapa.

Portos e aeroportos terão funções lógicas como o transporte de jogadores e cargas.

Quanto ao recurso vulcão, não temos informações concretas, apenas rumores de que será utilizado para geração de energia geotérmica.

Composição de preço dos terrenos

Cada HEX disponível para compra no marketplace tem um preço calculado através de uma fórmula simples.

Preço da localização + Preço dos recursos = Preço Final

O preço da localização varia de país para país. Países com PIB maior custam mais caro. O custo de localização é composto por quatro classes, 100$, 200$, 250$ e 500$

Exemplos de custo de localização:

O preço dos recursos varia de acordo com o tipo e a quantidade. Por exemplo, a cada 1% dos seguintes recursos, o custo será o seguinte:

Para deixar mais claro, seguem dois exemplos:

No dia 17/01 houve um aumento de 20% no preço final dos terrenos. Portanto, quando for calcular o preço do seu terreno, ao final aumente o valor em 20%. Como neste exemplo: Um terreno que custava 300$, a partir de 17/01 custa 360$.

JOGABILIDADE

Profissões

Existem 3 profissões de base no jogo: Empresário, Cientista e Lutador. Cada uma das profissões faz diferença na economia mundial e contribui para o desenvolvimento da nação. Jogadores poderão mudar de profissão durante o jogo se quiserem.

  • Empresários: Produzem equipamentos, comida e suprimentos médicos que abastecem a população da região. Podem formar indústrias internacionais que realizam importação e exportação de bens.
  • Cientistas: Aumentam o nível tecnológico de diferentes indústrias da região, o que possibilita que empresários acessem produtos de maior valor. Cientistas serão jogadores que dominarão o mercado de serviços, através de estudos para desenvolvimento de novas soluções.
  • Lutadores: Lutam em favor próprio ou em favor da nação na defesa de seus interesses. No início do jogo, lutadores farão seu nome batalhando com bots de I. A. Isso aumentará suas reputações no mercado de forma que outros jogadores terão interesse em contratá-los para segurança pessoal e empresarial.

A coordenação política entre cientistas, empresários e lutadores será um esforço chave no desenvolvimento das regiões, o que as tornará desejáveis no quesito alianças com outros jogadores.

Energia

A mecânica de energia é uma das principais do jogo e impacta em cada decisão do jogador. Todas as ações dentro do jogo irão consumir energia, como viajar, caçar, administrar empresas, cometer crimes, etc. Portanto, a administração dela será vital para o desenvolvimento.

Jogadores terão uma barra de energia com no máximo 24 pontos, equivalente às 24 horas do dia. Esses pontos de energia podem ser recuperados de três formas:

  1. Dormindo: 1 ponto/hora até 12 pontos.
  2. Comendo: Consumir alimentos diminui a fome, porém comer demais diminui a energia.
  3. Usando poções de energia.

Produção

O refino de recursos no jogo irá depender de 4 fatores indispensáveis:

  • A existência de um projeto,
  • Recursos dos terrenos,
  • Energia,
  • Indústria, onde haverá o processamento.

Ao fim desse processo, o jogador obtém o recurso pronto para ser utilizado ou vendido.

Com o recurso em estoque, o jogador poderá criar novos produtos que dependerão também desses 4 fatores. Porém, desta vez, ele utilizará o recurso refinado:

Trabalhos

Trabalhar é uma parte essencial do processo de produção. Toda empresa no jogo precisa achar trabalhadores habilidosos para que possam utilizar seus equipamentos de forma eficiente. Serviços poderão ser usados empregando outros jogadores em um contrato de serviço. Aqui estão algumas cláusulas desse contrato:

  • Tipos de Contrato:
  1. Freelance: Trabalho único com pagamento e duração pré-definidos.
  2. 7 dias: Contrato de tempo fixado em que o trabalhador deve comparecer ao trabalho durante 7 dias consecutivos. Caso o trabalhador falte, terá que pagar uma multa ao contratante.
  3. Trabalho em tempo integral: Similar ao contrato de 7 dias, porém não tem data definida de término do trabalho.
  • Horas de Trabalho: Define o número de horas trabalhadas por dia de trabalho.
  • Requisitos de Habilidade: Define quais habilidades e quão evoluídas elas devem ser para que o trabalhador possa atuar no cargo.
  • Salário: A quantidade de dinheiro que o empregador pagará a cada dia pelo serviço prestado.
  • Multa: É o que obriga as partes a cumprirem o contrato. Se o contrato for desrespeitado por alguma das partes, ela terá que pagar uma multa para a outra parte.

Indústrias

Existem 5 principais indústrias no jogo:

  • Recursos
  • Armaduras
  • Armas
  • Comida
  • Materiais

Todas as indústrias possuem níveis tecnológicos que definem quais produtos podem ser produzidos nas empresas que pertencem a elas.

Cada indústria é essencial para a prosperidade do país, mas não é possível que uma nação consiga desenvolver todas as 5 indústrias ao nível máximo. Portanto, os países devem decidir em qual indústria irão focar seus esforços.

Mercado

O Mercado é um dos locais em que as três profissões do jogo irão interagir. A mecânica do mercado foi implementada para que a produção de recursos e produtos dos jogadores possa ser distribuída por todo o mundo. No mercado, cada uma das profissões irá buscar por itens específicos.

Empresários buscam por recursos e materiais necessários para produção, construção, sistemas de segurança, etc. Ali poderão também vender seus recursos e produtos.

Cientistas adquirem comida para recuperar energia, itens médicos para se manterem saudáveis e equipamentos de proteção individual.

Lutadores compram equipamentos de proteção e ataque, comida e suprimentos médicos.

Se um jogador desejar comprar um recurso ou produtos de outra nação, ele precisa adquirir o visto do país do qual irá comprar. Os mercados de outros países ficam invisíveis quando o jogador não tem o visto deles.

Taxas de transporte devem ser pagas às nações por onde transitaram as mercadorias. Existem também taxas para os HEX onde a compra se iniciou e terminou.

Transporte

Cada produto no jogo tem sua localização, seja na mochila, armazém ou empresa. A carga de equipamentos e o peso da mochila são limitados. Portanto, o transporte de produtos tem função chave no desenvolvimento do jogo.

O custo de transporte é dinâmico, calculado a partir da seguinte fórmula:

Distância de transporte X Taxa/kg

A taxa é definida de acordo com as políticas de impostos do país e do dono do terreno.

Todo dinheiro coletado das taxas de transporte é dividido entre o país e o dono do terreno.

O transporte leva tempo para acontecer e a duração é calculada a partir da seguinte fórmula:

Distância de transporte X 5 min

Por exemplo:

Quando você compra algo no mercado, e a distância entre a localização do produto e o endereço de entrega é de 10 HEX, o transporte levará 50 minutos.

Transportes dentro do mesmo HEX levarão 1 minuto.

Batalhas

Jogadores podem lutar uns com os outros para tomar o controle de empresas. Países podem declarar guerra para conquistar outros HEX para sua nação. HEX conquistados passam a fazer parte da nação que os conquistou. Porém o dono do HEX nunca perde seu NFT, apenas passa a seguir as políticas da nação conquistadora.

As batalhas entre os jogadores serão baseadas no formato Tower Defense. Os jogadores escolhem seus equipamentos antes da batalha, e o vencedor será o detentor dos melhores equipamentos.

Batalhas entre países serão no estilo cabo de guerra. O país que tiver mais jogadores com batalhas vencidas puxa a corda para o seu lado, e assim a nação vence a batalha.

Todos os jogadores possuem pontos de Ataque/Vida que são necessários para participar em qualquer tipo de batalha.

Treinamento

O treinamento é uma experiência virtual que imita o cenário da vida real onde um jogador batalha com uma inteligência artificial para subir seus pontos de habilidades.

Treinar usa pontos de energia e leva tempo.

Hacking

Jogadores terão que completar mini games de digitação rápida para conseguir executar atividades de hacking. A dificuldade destes mini games será determinada a partir do nível de habilidade do jogador.

Estudos

Estudar é uma das mecânicas essenciais do jogo. Ela permite que jogadores aumentem suas habilidades não relacionadas a batalha, que vão de cozinhar a hackear.

Os estudos são divididos em dois grupos:

  • Estudos de biblioteca: São destinados a aprendizado e têm o melhor custo-benefício entre energia gasta e habilidade adquirida. Neste grupo, jogadores podem aumentar os níveis de habilidade individuais.
  • Estudos cooperativos: Destinados para cooperação entre jogadores, para alcançar invenções e gadgets de alta tecnologia. Para participar de um estudo cooperativo em laboratório, cientistas devem formar uma equipe de cooperação ou serem convidados para uma.

Missões

Existem missões que são desenhadas para familiarizar o jogador com outras mecânicas de jogo.

Muitos NPCs vivem no ERTHA e seu propósito é ajudar os jogadores a cumprir suas missões de vida. Existem diversos tipos de missões e elas têm como objetivo manter o jogo dinâmico e divertido para os jogadores.

Política fiscal

Cada país no ERTHA possui seu orçamento. Através de diversas legislações, a política fiscal possui papel importante no controle do desenvolvimento de indústrias, controle do crime e restrição de migração.

O que está por vir

  1. Guerras: Guerras por recursos, meios de agir politicamente, aumentar poder político e aumentar o senso de unidade e cooperação entre jogadores.
  2. Contrabando: Mais uma atividade para criminosos executarem dentro do jogo.
  3. Estudo de laboratório: Aprimoramento dos estudos possíveis dentro do laboratório.
  4. Módulo estendido de política: Implementação de recursos como reputação, partidos políticos, parlamento, eleições e votações diretas em políticas e leis.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Primeiro gostaria de agradecer você que leu este artigo até aqui. Montei este guia com o objetivo de apresentar muitas das informações que já estão disponíveis sobre o ERTHA, esse jogo que promete ser espetacular. Será um projeto complexo, e estudar as mecânicas de jogo será essencial para extrair o máximo desta experiência.

Com o passar do tempo, novas informações serão reveladas e este guia será atualizado. Qualquer dúvida ou sugestão, estou à disposição nas minhas redes sociais e nas redes da P2ECREW. Fiquem à vontade para entrar em contato. Estamos aqui para nos ajudar!

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