Scroll Top

QUAL É A MELHOR CARTEIRA DE CRIPTOMOEDAS

As carteiras de criptomoedas servem para acessar e administrar os seus ativos digitais armazenados nas blockchains. Eles podem ser moedas digitais, NFTs, tokens de jogos, etc. Você precisa conectar sua carteira às diferentes plataformas para comprar e vender esses ativos. Através de criptografia, as carteiras também protegem as suas propriedades, fazendo com que você possa navegar com segurança.

Além disso, a sua carteira de criptomoedas também é a sua identidade na web3. Você não precisa fazer login usando um usuário e senha em cada plataforma como na web2. Basta você conectar a sua carteira, e sua autenticação de usuário já é automaticamente realizada.

Abaixo, vamos explicar para você tudo o que você precisa saber na hora de definir qual é a melhor carteira de criptomoedas para atender às suas necessidades.

HOT WALLET OU COLD WALLET?

Carteira quente e carteira fria. Imagem: CSIRO.

Antes de falarmos sobre a melhor carteira, primeiro é preciso entender que existem carteiras de dois tipos. A hot wallet (carteira quente) contém chaves usadas frequentemente e se mantém permanentemente conectada à internet. Por outro lado, a cold wallet (carteira fria) contém chaves que quase nunca são usadas e se mantém offline.

A cold wallet também é conhecida como “carteira física” ou “hardware wallet”, porque costuma ficar armazenada em algum tipo de hardware externo, como um pen drive. A hot wallet, por outro lado, também é chamada de “carteira digital”.

A hot wallet serve para as transações cotidianas, envolvendo valores menores, trocas mais rápidas ou ativos que você negocia o tempo todo. Já a cold wallet funciona como um cofre. Nela, você guarda os seus bens mais valiosos e que você não precisa ficar carregando com você.

As cold wallets existem para gerar mais proteção aos donos dos ativos digitais. É que, apesar de as carteiras trabalharem com criptografia, sempre há o perigo de algum tipo de descuido ou fraude colocar em risco os seus bens. Por isso, é bom deixar apenas o necessário na carteira que vai ficar conectada e sendo usada o tempo todo.

É como no mundo físico: se você tiver joias, barras de ouro e títulos de ações, você não vai colocá-los no bolso na hora de ir ao supermercado. Eles vão ficar bem trancados em um cofre ou escondidos em uma gaveta trancada. Para a rua, você vai levar outro tipo de ativos: cartões de crédito, aplicativos de Pix e um pouco de dinheiro.

Além de não ter necessidade de ficar andando com seus bens mais valiosos para lá e para cá, é perigoso fazer isso. É exatamente assim quando falamos de carteiras de criptomoedas.

QUAL É A MELHOR CARTEIRA DE CRIPTOMOEDAS?

As carteiras de criptomoedas guardam seus bens na web3. Imagem: FinTech.

Para definir qual é a melhor carteira de criptomoedas para você, primeiro é preciso estabelecer qual é o seu objetivo.

Você pode ser um investidor iniciante, um especialista em Bitcoin ou em outras criptomoedas, ou mesmo alguém que preza pela maior segurança possível. É claro, você também pode ser alguém que está mais interessado em NFTs, games e metaverso, por exemplo. Então vamos mostrar abaixo a melhor opção para cada uma dessas possibilidades.

COIBASE WALLET: MELHOR CARTEIRA PARA INVESTIDORES INICIANTES

Para quem está começando, carteiras simples e quentes são a melhor opção. Elas costumam ser gratuitas, fáceis de usar e conectadas a exchanges, o que garante a compatibilidade com inúmeras moedas e tokens. A Coibase Wallet tem a vantagem de não ser custodial, o que significa que o controle sobre as suas chaves privadas fica todo com você. Essa carteira também é boa para armazenar NFTs.

ELECTRUM: MELHOR CARTEIRA PARA BITCOIN

Para quem investe em Bitcoin, faz diferença usar uma carteira projetada especialmente para isso. A Electrum é fácil de usar e já tem mais de uma década de existência, o que é bastante tempo nesse setor. Por ter sido criada especificamente para a blockchain do Bitcoin, ela garante mais velocidade e segurança. É uma carteira quente.

EXODUS: MELHOR CARTEIRA PARA ALTCOINS

Altcoins é como são chamadas todas as criptomoedas que não são o Bitcoin. Existem diversas delas, então quem investe em outras moedas deve ter uma carteira com suporte amplo e que facilite a compra e a negociação. Com a Exodus, você pode fazer transações dentro da carteira, sem ter que depender de uma exchange. É uma carteira quente, mas permite a integração com uma carteira fria Trezor.

TREZOR MODEL T: CARTEIRA MAIS SEGURA

É ideal para investidores preocupados com segurança, pois é uma das carteiras frias mais sólidas. Ela permite que você recupere seus ativos se sua carteira for roubada ou destruída, usando uma “semente de recuperação” – uma lista de palavras-chave. Além disso, é uma carteira simples e fácil de usar. Mas seu custo é alto (US$ 280).

LEDGER NANO X: MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO PARA UMA CARTEIRA FRIA

Se você quer uma carteira fria, mas precisa de uma cujo valor não seja tão alto quanto o da Trezor, essa é uma boa opção. A Ledger Nano X tem a possibilidade de se conectar por Bluetooth com o computador. Ela ainda se liga a um chip de segurança similar aos que são usados para proteger cartões de crédito. Custa US$ 149.

METAMASK: MELHOR CARTEIRA PARA ETHEREUM E WEB3

A carteira MetaMask é uma das mais populares. Imagem: Shutterstock.

Se você é um seguidor da P2E CREW, provavelmente tem muito interesse em NFTs, games e metaverso. Então o mais interessante para você é ter uma carteira com boa conectividade com esses diferentes recursos da web3, especialmente com a rede Ethereum, que é onde a maioria das aplicações está concentrada.

A MetaMask é a carteira mais usada por quem tem esse perfil. Além de se conectar à rede Ethereum e ao mercado de NFTs OpenSea, ela também é compatível com outras blockchains baseadas na Ethereum, como a Binance.

Essa é uma carteira fácil de usar e super amigável para quem está fazendo a transição da web2 para a web3, podendo ser acessada com facilidade no iOS e no Android, além de conectada aos principais navegadores web. Apesar de ser uma carteira quente, a MetaMask pode ser usada em conjunto com carteiras frias como a Trezor e a Ledger para armazenar moedas, tokens e NFTs.

Confira o nosso artigo: Tutorial MetaMask: como criar e configurar sua carteira.

E você, usa qual carteira de criptomoedas? Se gostou deste artigo, continue acompanhando mais conteúdo da P2E CREW sobre GameFi, metaverso, NFTs, web3 e muito mais. Também participe do nosso Discord e nos siga nas nossas demais mídias sociais.

Imagem de capa: Stakingbits/Medium.

Posts relacionados

Deixe um comentário